(61) 98573-7009
·
contato@prxadvogados.com.br
·
Seg/Sex 08:00 - 18:00
SOLICITE CONTATO

Liberdade religiosa no trabalho

A liberdade religiosa é um direito constitucional muito conhecido e difundido, todos sabemos que é necessário respeitar diferentes crenças, mas quais os limites dessa liberdade?

A jurisprudência admite que no ambiente profissional é possível manifestar a sua religião desde que não atrapalhe os objetivos do trabalho. Por exemplo, é possível fazer orações com colegas ou usar imagens de sua preferência, mas é recomendável que o trabalho não seja afetado por crenças e escolhas religiosas.

Se o/a chefe não aceita que você use imagens em sua mesa, isso pode ser assédio moral se o uso desses símbolos não prejudicar a qualidade do seu trabalho.

Fora do âmbito profissional, qualquer um pode se expressar como preferir, desde que não configure ofensa ao direito de outras pessoas. Um grupo pode usar microfone desde que seja em horário adequado e em volume razoável, por exemplo.

Fique atento e procure um advogado de sua confiança se sentir que seu íntimo segue ofendido por não se sentir livre para expressar sua escolha religiosa, seja de qual crença for.


Este artigo pode ser compartilhado utilizando o link https://www.prxadvogados.com.br/blog/liberdade-religiosa-no-trabalho/index.html ou as ferramentas oficiais de compartilhamento das redes sociais. A reprodução deste conteúdo deve ser feita com autorização prévia através de contato@prxadvogados.com.br