(61) 98573-7009
·
contato@prxadvogados.com.br
·
Seg/Sex 08:00 - 18:00
SOLICITE CONTATO

Atualmente, o divórcio se tornou uma modalidade de separação de fácil acesso e ele normalmente é determinado em um processo judicial. Mas é possível realizar em cartório com a assistência de um advogado se:

  • Houver consenso entre os ex-cônjuges;
  • Não houver filhos menores;
  • Não existir gravidez.

Caso esses três requisitos sejam alcançados, o divórcio extrajudicial (aquele que é realizado em cartório) se torna fácil e rápido. Após a assinatura em cartório, basta apenas averbar na certidão de casamento e o divórcio já estará em vigor.

É muito frequente que casais desejem se divorciar, mas possuam filhos menores. Nesse caso, se houver consenso, é preciso uma ação judicial para alcançar o objetivo do divórcio, mas é algo rápido e que apenas requer a homologação do poder judiciário. Não será um processo que se alonga por anos a perder de vista, no Distrito Federal costuma ser resolvido em menos de um mês. Caso não exista consenso entre o casal, o processo pode ser mais demorado.

Uma nova modalidade, diante da pandemia e da necessidade de isolamento, é a possibilidade de divórcio online. Para isso, o casal pode pedir de forma gratuita a emissão de certificado digital (no site www.e-notariado.org.br/customer/service-providers) e precisa ter o requerimento cartorário acompanhado por um advogado, mesmo que de forma apenas virtual.

Se você deseja se divorciar, consulte um advogado de sua confiança e verifique qual modalidade poderá ser adotada para sua situação.


Este artigo pode ser compartilhado utilizando o link https://www.prxadvogados.com.br/blog/quero-me-divorciar/index.html ou as ferramentas oficiais de compartilhamento das redes sociais. A reprodução deste conteúdo deve ser feita com autorização prévia através de contato@prxadvogados.com.br